Fale Conosco
  • phone
    (85) 3037-5555
  • location_on

    Av. Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, 126 - sala 08. Cambeba, Fortaleza / CE - CEP: 60822-360

Deixe sua Mensagem

Passo a passo: Planejamento financeiro eficiente

Passo A Passo De Como Fazer Um Planejamento Financeiro Eficiente Post - Contabilidade em Fortaleza | Crescerte Contabilidade e Gestão - Passo a passo: Planejamento financeiro eficiente

Passo a passo de como fazer um planejamento financeiro eficiente

O planejamento financeiro é primordial e, mudando alguns hábitos, pode se tornar uma tarefa simples de colocar em prática. 

Se listarmos as prioridades para quem almeja ser um empresário de sucesso, com certeza o planejamento financeiro estaria entre as primeiras da lista. 

Sem ele não é possível alcançar os objetivos, investir corretamente, evitar os imprevistos e tantas outras coisas que só um planejamento a curto ou longo prazo poderia ajudar. 

Em contrapartida, um planejamento financeiro mal elaborado ou o não cumprimento das ações, podem prejudicar a concretização dos seus projetos, fazendo com que você esteja sempre preso aos rascunhos. 

E foi pensando nisso que nós separamos esse artigo para te ensinar o passo a passo de como fazer um planejamento financeiro eficiente. 

5 passos para fazer um planejamento financeiro eficiente

Você sabia que mudando alguns hábitos diários você pode tornar o seu planejamento financeiro mais eficiente? É isso mesmo! O resultado final sempre será o que você realizou durante o mês ou o ano, por isso, vamos começar fazendo uma análise básica? Vamos lá!

  • Primeiro passo:  Analise a sua renda mensal e anual 

O primeiro passo para ter um bom planejamento está em analisar a sua renda. Um dos erros mais cometidos por quem não possui um planejamento financeiro é gastar mais do que ganha. Se você não entende o quanto ganha, como vai entender quanto gasta?  

A diferença do valor bruto para o valor líquido da sua renda mensal faz muita diferença no orçamento, veja: 

O valor bruto corresponde ao total de ganhos mensais, sem tirar nem pôr, literalmente. Já o líquido é o que realmente vai parar “nas suas mãos”. 

Então, depois de entender qual seria o valor líquido disponível para o seu planejamento, vamos prosseguir para o segundo passo. 

Gestao Financeira - Contabilidade em Fortaleza | Crescerte Contabilidade e Gestão - GESTÃO FINANCEIRA EM FORTALEZAPowered by Rock Convert
  • Segundo passo: Organize suas contas a pagar 

Manter as contas a pagar em dia evita que você pague por juros de atraso, auxilia na visualização de serviços utilizados e, melhor ainda, deixa claro os gastos desnecessários, que não são realmente prioridade, ou não são utilizados com frequência. 

Reúna todas as contas, ainda que os valores possam variar, e mantenha sempre os seus gastos visíveis, assim você evita entrar em dívidas maiores ou manter-se em dívidas desnecessárias. 

  • Terceiro passo:  Crie seus objetivos

Criar os objetivos é o que dará vida ao seu planejamento, com os objetivos traçados, a possibilidade do seu planejamento ser bem executado é maior. Por que isso acontece? 

Manter a empresa ou a vida pessoal organizada faz bem para a sua vida financeira, mas também ajuda na sua saúde mental e física. Quando você consegue manter-se tranquilo com as suas finanças, o estresse diário diminui, seus projetos e sonhos são concretizados mais rapidamente e você se sente realizado e feliz com mais frequência. 

  • Quarto passo: Poupe mais, gaste menos! 

Esse é famoso dever de casa, não é verdade?  Poupar sempre será uma das melhores alternativas. Para poupar, evite gastos desnecessários, pagamentos atrasados, cartões de créditos associados à pagamentos recorrentes e pagamentos a prazo. 

Na maioria das vezes o melhor é escolher por pagamentos à vista e no dinheiro, pagar no boleto ou por depósito e cortar os gastos desnecessários. 

Mas, atenção! Gastos desnecessários são aqueles que você definitivamente não precisa, mas faz com frequência, o famoso: Vontade é coisa que dá e passa. Não confunda com o lazer que você ou a sua família merecem, ok? 

  • Quinto passo: Invista no seu futuro

Talvez você ainda não saiba qual é o seu perfil de investidor, se é conservador, moderado ou arriscado e, por isso, esteja guardando o seu dinheiro na poupança. 

Investir pode aumentar o seu dinheiro com segurança e fazer com que o seu planejamento financeiro seja eficiente, mas é importante realizar uma pesquisa antes de investir e analisar a rentabilidade, além de entender qual seria o vencimento do título, pois retirar o dinheiro antes da hora pode atrapalhar todo o seu planejamento financeiro, devido às taxas administrativas. 

Agora que você entendeu como fazer o seu planejamento financeiro, clique aqui e veja mais dicas no nosso blog! 

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Recomendado só para você!
Em evento virtual realizado na quarta-feira (2/9), foi lançado oficialmente…
Open chat